Como organizar um frigorífico

Quando se fala na organização do frigorífico existem vários aspetos a ter em conta. Não basta os recipientes estarem arrumados ou os iogurtes estarem simetricamente empilhados. Há que ter em conta que as diferentes áreas do frigorífico têm diferentes temperaturas. Como tal, é importante saber quais os alimentos a serem guardados primeiro e em que prateleira se encontra a temperatura mais adequada para os mesmos.
Primeiro conselho
Mantenha o frigorífico nos 4ºC e o congelador nos 17 graus negativos. São as temperaturas baixas que previnem o aparecimento de bactérias e micróbios que estragam a comida e, no limite, provocam doenças. Além disso, não encha demasiado o frigorífico. Para manter uma temperatura baixa e consistente, o ar precisa de circular. Se a comida estiver toda junta, sem espaços vazios, vão ser criadas bolsas de ar quente e frio. Além disso, vai gastar mais energia para manter o frio. Se quer poupar, deixe sempre um espaço entre os alimentos.
O que deve guardar nas portas
- Condimentos
- Ketchup
- Mostarda
- Sumos
- Água
- Pickles
...e o que NÃO deve guardar nas portas
- Ovos
- Lacticínios
Esta é a zona mais quente do frigorífico e, por isso, deve colocar aqui os ingredientes que resistem melhor ao calor. Especialmente se, em sua casa o frigorífico estiver constantemente a ser aberto. É por isso que aqui nunca deve colocar ovos, leite, natas e outras comidas que se estragam facilmente.
O que guardar nas prateleiras de cima
- Restos
- Bebidas
- Comida pronta-a-comer
- Ervas aromáticas
- Charcutaria
- Frutos silvestres
A primeira prateleira (do topo), é onde a temperatura é mais estável.
Se costuma preparar as refeições para levar para o trabalho, é nesta prateleira onde as deve colocar, separadas e guardadas nos respetivos recipientes, fechados e já frios. É desaconselhável colocar os alimentos ainda quentes dentro do frigorifico, simplesmente para evitar oscilações da temperatura no seu interior que podem afetar os outros alimentos.
O que guardar nas prateleiras de baixo
- Ovos
- Lacticínios
- Carne crua
- Mariscos
- Peixe
É a zona mais fria do frigorífico e aquela onde devem estar os alimentos que se estragam mais facilmente. Para evitar que as bactérias da carne passem para as outras comidas, mantenha a carne embalada e em cima de um prato ou de um recipiente que é lavado regularmente.
O que guardar nas gavetas
- Frutas
- Alfaces
- Vegetais
Primeiro conselho: Tenha uma gaveta para a fruta, e outra para os vegetais. Porquê? Porque muitas frutas, como as pêras, as maçãs, as ameixas ou os pêssegos, produzem etileno, uma substância que as ajuda a amadurecerem. Se colocar estas frutas ao lado dos vegetais, o etileno vai fazer com que os legumes apodreçam mais rapidamente.
Segundo conselho: lave as frutas e os legumes antes de os guardar no frigorífico. Estes alimentos podem conter micróbios e bactérias. Guardá-los directamente no frigorífico pode ser perigoso para a saúde. Lave-os bem com água corrente e depois seque-os com uma toalha para não criarem humidade e apodrecerem mais rapidamente.
Terceiro conselho: depois de lavados, coloque os legumes e as alfaces num saco de plástico aberto com uma folha de rolo de cozinha lá dentro para absorver o excesso de humidade e não deixar os alimentos apodrecerem. Depois ponha-os nas gavetas bem limpas e secas.
O que não guardar no frigorífico
- Tomate
- Cebola
- Abóbora
- Batatas
Devem estar a perguntar porquê o tomate?
O tomate vai perder o cheiro e tornar-se farinhento. O melhor é guardá-lo num local com espaço, à temperatura ambiente. Já as cebolas, as batatas e as abóboras devem manter-se em locais frescos, escuros e sem humidade. O ideal é num armário.
Vamos lá organizar os frigoríficos aí em casa,
Um beijinho
Lara Moura