Qual a consistência ideal das sopas e papas dos bebés?

Esta dúvida surge diariamente...mas será que existe uma resposta certa para esta questão....
Muitas vezes surge a dúvida aos "pais de primeira viagem" de qual a consistência ideal de uma sopa ou papa para uma bebé...a resposta a esta dúvida até parece fácil mas talvez a resposta não seja assim tão óbvia.
Se alguns pais pensam que sopas e papas devem ser aguadas. Já outros, acham que a consistência depende da preferência e aceitação do bebé.
Sabemos que a adição de uma grande quantidade de líquidos às preparações dos bebés, embora facilite a deglutição, não é um bom princípio e por conseguinte tanto as sopas, como papas acabam por ficar muito aguadas e consequentemente apresentam uma menor densidade energética.
Afinal o que isto significa??
Isto significa que, a concentração de energia (calorias) e nutrientes é menor, já que os ingredientes se encontram mais diluídos. Assim, para o bebé obter a mesma energia e riqueza nutricional, teríamos que lhe oferecer uma maior quantidade de sopa ou papa.
Sendo assim também podemos dizer que, o estômago do bebé é proporcional ao seu tamanho. Logo, numa fase inicial o volume do estômago é ainda muito pequeno.
Respondendo à pergunta, a consistência adequada será mais aproximada de um puré semi-sólido, do que de uma sopa líquida.
Não se esqueça ainda, que pode enriquecer e ajustar a consistência do puré ou papa com uma colher de chá de azeite ou com leite materno ou leite de fórmula, que para além de melhorar a consistência ainda facilita a aceitação.
Esclarecidos papás?
Um Beijinho da Nutrir Sorrisos
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1559524