A importância dos frutos secos na nossa alimentação
As oleaginosas ou frutos secos como são mais conhecidos são deliciosas, versáteis e adaptáveis a qualquer tipo de regime alimentar, estes são um snack fácil e rápido que pode ser levado para todo o lado. Das tradicionais nozes às amêndoas, passando pelos mais exóticos cajus e castanhas do Brasil, as oleaginosas possuem características nutricionais excelentes para o organismo.
- Amigos do coração
Os frutos oleaginosos são excelentes fornecedores de gorduras mono e polinsaturadas (gorduras saudáveis) e o consumo destas gorduras está ligado a um melhor controlo dos níveis de colesterol.
As amêndoas e as avelãs parecem ser particularmente boas no aumento do bom colesterol (colesterol HDL) e a diminuir o mau colesterol (colesterol LDL). Já as nozes, pelo seu rico teor em ómega 3, são também um boa ajuda na manutenção de níveis saudáveis.
- Ricas em fibra
Já não é novidade que a fibra é essencial para o bom funcionamento intestinal. E basta uma mão cheia de frutos secos para teres uma ajudinha extra nesse sentido.
- Ótimos fornecedores de macro e micronutrientes
Além das gorduras benéficas características destes alimentos, habitualmente são também ricos em vários nutrientes como por exemplo a proteína, Vitamina E, fósforo, cobre, manganês e magnésio.
- Ajudam no controlo da diabetes
Pelo baixo teor de hidratos de carbono e açúcares, além de um baixo índice glicémico, as oleaginosas podem ser um bom snack, desde que consumidas em quantidades moderadas (até 30g/dia).
- Vida saudável
Ricas em antioxidantes, como os polifenóis, as oleaginosas são excelentes no combate e na prevenção do envelhecimento celular. Ajudam as células a funcionarem melhor e não se alterarem protegendo dessa forma o corpo contra oxidações indesejáveis.